Receita fácil: Risoto de alho poró e bacon

Bacoooooon!!!

Sim senhoras e senhores. Bacon é aquilo que nos transforma, que acalma nossos corações e que é capaz de deixar qualquer gororoba boa. Isto acontece devido seu gosto que é marcante e rouba a cena dos demais componentes de uma receita. Por isso, devemos usá-lo com moderação. Mas eu não sou culinarista e nem estou no Masterchef, então vou usar muito porque é bom.

Risoto é um dos pratos que eu mais gosto. Aquele arroz cremosinho cheio de sabor é explosão de alegria nas minhas papilas. Testei muitas receitas de risoto vida à fora, mas acabei com essa junção maravilhosa de alho poró e bacon.

A receita é simples, fácil e de poucos passos, mas é importante que você tenha atenção a alguns truques que vou contar aqui.



Receita de risoto de alho poró com bacon

1 pacote de bacon em tiras picado 1/2 alho poró picado 3 dentes de alho 1 xícara de vinho (usei rosé, mas pode ser qualquer um desde que seco) 1l de caldo de legumes (veja a receita abaixo) 2 e 1/2 de arroz arbóreo Parmesão ralado à gosto 2 colheres de sobremesa de manteiga

O passo a passo da receita está no vídeo, mas vou responder algumas dúvidas que são comuns e importantes para o risoto ficar cremoso.

Dorinha, já li que o vinho é no final.

Também já, mas isso não faz sentido já que o álcool ajuda a abrir os grãos e deixar o cozimento do arroz por igual.

Posso usar caldo de galinha desses prontos?

Não faça isso, por favor. Além de você ingerir uma quantidade absurda de sal, seu risoto terá o mesmo sabor de qualquer outro prato que você tenha utilizado o tempero. Faça na véspera, deixe cozinhar bastante e tenha um delicioso caldo caseiro. Vou deixar a receita do meu aqui embaixo.

Posso usar outro queijo que não seja o parmesão?

Até pode. A receita é sua. Mas certifique-se de que o queijo não vai roubar todo o sabor do prato. Isso também vale para o parmesão, ok? tenha limites, embora eu saiba que é difícil.

Receita de caldo de legumes para preparar risotos

1 cenoura grande cortada grosseiramente
Folhas do alho poró
1/2 abobrinha
4 dentes de alho cortados ao meio
1 cebola inteira cortada em cruz
1 bouquet garni com as ervas frescas que você quiser. Aqui usei coentro, salsinha e cebolinha.
Sal e pimenta à gosto
1 fio de azeite
1l e 1/2 de água
1 colher de sopa de vinho.

Preparo do caldo de legumes
Aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Acrescente as cenouras e deixe-as refogar. Quando as cenouras estiverem levemente douradas, acrescente o alho poró. Coloque o vinho apenas para deglaçar (soltar o sabor do fundo da panela), depois o sal, a pimenta, a água e a abobrinha. Coloque o bouquet garni e deixe cozinhar tampado em fogo médio por aproximadamente meia hora.

Deixe aqui seu comentário e não esqueça de se inscrever no canal.

Comentários

Postagens mais visitadas