A petit du etiquette

Vamos falar de etiqueta. Há quem diga que etiqueta é sinônimo de frescura, mas pesquisando bem a origem da palavra, descobri que etiqueta vem do francês antigo etiquette e significa regras, Etiquette, na França antiga, era uma pequena publicação com regras de como se comportar na corte.

Eu iria mais além e diria que etiqueta tem a ver com ética, mas aí entraríamos numa discussão filosófica aristotélica e este texto ficaria insuportável para leitura online. Por hora, vamos tratar a etiqueta como boas regras.



Há dois anos fiz um curso de etiqueta empresarial na Arte de Arrumar que foi muito interessante, além de tratar a etiqueta no ambiente de trabalho, tratou um pouco também da etiqueta à mesa e outras situações. Você sabe o tipo de roupa apropriada para o ambiente de trabalho? Como entregar um cartão de visita? Como interromper uma reunião? Sabe se a faca fica à esquerda ou à direita? Vou dar algumas dicas valiosas que aprendi no curso.

Etiqueta no ambiente de trabalho

Quando estamos trabalhando somos como atores desempenhando um papel, já pararam pra pensar nisso? Não atendemos o telefone no trabalho da mesma forma que atendemos nossos celulares, nem tratamos nossos clientes como tratamos nossos amigos, não é verdade? Temos vários papais ao longo de nossas vidas, e isso nada tem a ver com falsidade ou dupla personalidade, pelo amor.


Às vezes suas roupas dizem coisas erradas a seu respeito. Atenção ao que usa no trabalho.

No trabalho você se vestirá de acordo com o tipo da empresa que você trabalha, mais formal, menos formal, mais clássica ou menos clássica. Algumas empresas tem manuais de conduta onde o tipo de roupa a ser usado é especificado no manual e deve ser seguido pelos funcionários.

Algumas dicas coringas

Estampas de bichos são consideradas sensuais para o ambiente de trabalho, evite;
Saias ou vestidos longos são considerados casuais, evite-os;
Botas de cano baixo ou alto são sexys demais para a ocasião;
Se você trabalha na área de comunicação social ou alguma área mais despojada, é aceitável brincar com o look, mas não vá até o ridículo. Tenha prudência;
Ao entregar seu cartão de visita, segure-o firmemente com o o polegar;
Se chegar atrasado em uma reunião, não a interrompa. Entre sem pedir licença, sente-se e somente ao final justifique seu atraso.

Etiqueta à mesa 

Acho que a etiqueta à mesa é a culpada por tranformá-la em sinonimo de frescura. Pessoalmente, acho lindo quando alguém se comporta adequadamente em um jantar, seja de negócio, de amigos ou em casa.

Algumas dicas coringas

Se você for mulher e estiver de batom, antes de iniciar a refeição é de bom tom ir ao banheiro e retirar o excesso para não sujar o guardanapo e as taças;
Se sair para jantar, evite batons escuros demais;
Quando uma mulher se levanta, é de bom tom que os homens à mesa se levantem também. Se ela saiu e vai retornar, ao retornar eles devem se levantar novamente. Essa regra é muito clássica e antiga, mas acho lindo;
O correto é manusear o garfo com a mão esquerda e a faca com a direita, mas é aceitável que você troque à mão para manusear o garfo, mas não a faca;
O garfo fica a esquerda e a faca à direita.

Matéria do jornal hoje que dá umas dicas rápidas.

Bem, estas são só algumas dicas prometo aprofundar mais na etiqueta empresarial em um próximo post. Espero que tenham se afrescalhado bastante e não deixem de seguir o @acaixadeisadora no Instagram. Lá você acompanha diariamente minha saga por #quersermagra.




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