Salgadinho do bem: Empada de batata doce

Não sei vocês, mas comer batata doce com frango todo dia já deu. A gente sabe que a bata doce é um carbo do bem e que o frango é uma fantástica fonte de proteína, mas não dá. Eu que adoro comer me importo com o que como, se é gostoso e se não me cansou. Sou fácil pra enjoar de pratos, então não aguento mais ver frango e batata doce na minha frente.



Pensando em como continuar que com estas maravilhas da saúde fitness, pensei, pensei e pensei: Batata doce serve como base para massa de alguma coisa, vou inventar uma tortinha. (Ah, eu acho que não contei a vocês que amo cozinhar e é um dos meus hobbies favoritos. Já fiz um curso de confeitaria que não levei adiante, mas isso explico futuramente).

Tenho forminhas de empada grande em casa, então resolvi transformar o frango com batata doce em Empada de batata doce, vamos à receita:


Massa:
1 batata doce roxa
1 ovo inteiro (não gosto do desperdício de jogar a gema fora, mas entendo os amigos marombas)
3 colheres (sopa) farelo de aveia
Farinha de trigo integral para dar liga (tem que ser no olho)
1 pitada de sal ou à gosto. Uso sal só para realçar o sabor.

Modo de preparo:
Cozinhe a batata. Espere esfriar, pois se misturar o ovo com a batata ainda quente ele cozinhará. Amasse a batata, acrescente os ingredientes, menos a farinha. Vá misturando bem e acrescente a farinha aos poucos para sentir a textura da masa. Ela não ficará como a de uma empada normal. Será mais mole e grudenta.

Recheio:
Frango desfiado e requeijão light.
Usei só uma cisquinho de requeijão, só para dar mais sabor mesmo. O frango era o que eu já deixo desfiado na geladeira pra comer com tudo.

Montagem:
Unte com uma gotinha de azeite extra-virgem as forminhas de empada e coloque uma colher da massa. Espalhe a massa com um garfo até cobrir o fundo e laterais. Você verá se precisará de mais massa ou não. Coloque o recheio e mais massa por cima, desta vez bem pouca. Use o garfo também para espalhar a massa que cobrirá o recheio.

Tempo de formo: Cerca de 20 minutos. Vá olhando e espetando com o garfo. Se sair limpinho, está pronto.

Façam e me contem.

Não deixe de seguir @acaixadeisadora no Instagram, lá os posts são diários e você acompanhará minha saga #querosermagra.



Comentários

Postagens mais visitadas