Filmoteca da Caixa - A teoria de tudo


Já tem algum tempo que não venho por aqui para indicar filmes e, embora hoje seja dia de "por onde andei", devido a minha viagem na semana passada que contei em diário para vocês, resolvi pular a seção do dia e indicar um filme que adentrei o contra-fluxo carnavalesco e fui assistir sozinha. Um dos meus programas favoritos, mesmo sozinha.

A teoria de tudo conta a história do físico Stephen Hawking à partir do diagnóstico da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença degenerativa que lhe impede de movimentar-se e falar, além de outras funções básicas, como deglutição. O filme relata suas teorias e estudos sobre a construção do universo à partir do Big Bang dentre outras, mas relata de maneira muito real seu amor por Jane Wilde (sua primeira esposa) e vice-versa. Uma relação de afeto, respeito e amor mútuo, até onde a racionalidade pôde. Para os que gostam de filmes biografias, opino que este é um dos melhores que vi nos últimos tempos, colocando-o bem próximo do meu favorito do gênero, Uma mente brilhante

Stephen Hawking é interpretado por Eddie Redmayne que me surpreendeu pela caracterização quase confundível do personagem com o próprio Hawking. Na verdade, este ator já me surpreendeu cantando em Os Miseráveis onde interpretou o amor de Cosette, Marius Pontmercy (adoro esse filme também e ele interpreta minha canção favorita do filme).

Se você gosta de uma história de amor pura, verdadeira e real, vale à apena, sem contar que Stephen Hawking é uma personalidade da qual vale à pena melhor conhecer. Um ser humano admirável.



Comentários

Postagens mais visitadas