Por onde andei - Especial Trancoso Dia 2



Cá estou para contar meu segundo dia neste paraíso. Hoje o vento me levou para o lugar certo.

Dia 2 - É tapioca de manhã, é tapioca de noite


Acordei e tomei um maravilhoso café da manhã imaginando: vou maneirar, afinal, a jaca tem convivido muito comigo desde que entrei de férias e não tem nem uma semana. Sentei para tomar meu café que, embora tivesse muitas delicias, poderia ter uma jaca evitada, mas Deus não quis. Peguei minhas frutinhas e a menina da pousada me solta "você aceita uma tapioca?", olhei para ela com aqueles olhinhos de coração que tem no zap zap e disse "Sim". Até aí tudo bem, acreditei que Deus quisesse me manter na dieta porque tapioca pode. Aí é que veio a tentação, a mocinha me perguntou "de que?" e eu já em lágrimas imaginando aquela delícia com doce de leite e ela me solta "tem de doce de leite, leite condensado com coco e salgada que é presunto com queijo". Engoli a saliva que mais parecia a maré cheia de ontem na praia dos Nativos (se não leu, clica aqui. Você não sabe que Iemanjá quis me levar) e disse "me vê uma salgada mesmo com queijo branco por favor". #oremos



Peguei minha bolsa de praia inflacionada pela Cila e caminhei novamente até a praia. No caminho, parei para conhecer a igrejinha por dentro, simples e charmosa. Como ontem eu estava com a minha amiga chilena, obviamente não decorei o caminho e quase me perdi, mas como baianos são muito prestativos, achei uma boa alma que me disse "por aí é mais longe, o caminho mais perto é ali", dei meia volta volver e fui. Cheguei na praia e pensei "rá, hoje você não me pega Iemanjá eu vou pra barraca do Jonas que é na praia dos Coqueiros, um bjo", dobrei a direita e fui. Andei, andei, andei, andei e cheguei na barraca do Jonas, finalmente.




Mais uma vez fui surpreendida por um atendimento excelente e o mais impressionante, lá não tem consumação mínima, o que parece raridade aqui em Tranco, Pois bem, deitei igual um calango no deserto pra tirar essa cor de palmito. O sol da Bahia é tão poderoso que 1h de exposição a ele é o equivalente a 3 dias de exposição em qualquer outro lugar. 



Vai coco gelado, vem coco gelado eu já tava com barriga d'agua de tanto coco, porque o coco na Bahia tem 2l de água cada né? Resolvi entrar no mar. O mar neste ponto é mais calmo do que na praia dos Nativos, mas o problema são os bancos de areia, uma hora você tá com água na canela e um passo à frente no pescoço, tem que tomar cuidado. 

A inveja dos meus amigos em BH foi tão grande, provoquei tanto a ira deles com fotos de Trancoso enquanto eles enfrentam chuvas torrenciais que São Pedro resolveu abrir as portas por aqui também. Chuva pouca, apenas para refrescar porque o suor, mesmo depois de me molhar, escorria dobrinha por dobrinha. Peguei uma mesa dentro da barraca para almoçar sem gotejos. Para o almoço, pedi iscas de badejo à milanesa com farofa de banana. Contar para vocês uma coisa, a melhor  farofa de banana de já comi na vida, simplesmente deliciosa, as iscas de badejo estavam divinas também, me acabei na fritura como se não existisse quilos embutidos nisso. Só não comi tudo porque eu já tava entupida com água de coco. O que me deixa menos chateada com meu descontrole alimentício é que eu ando consideravelmente da praia até a pousada e vice-versa, dá pra amenizar a situação. 



Chegando da praia foi hora de ler um livro à beira da agradável piscina da pousada que fica toda rodeada por uma vegetação de mata atlântica, um lugar que transmite paz e harmonia. Tudo que eu estava buscando quando escolhi vir para Trancoso.



Hora de arrumar para conhecer o Quadrado à noite. Tentei dar um jeito da juba, mas não foi possível, prendi e fui. Primeira parada foi a barraquinha "Delícias do Quadrado" das fofíssimas Ana Sabrina e Fernanda. A Ana Sabrina havia me feito um convite para visitá-los via Instagram e não poderia ser uma melhor parada. Mais uma vez, como pra mim o mundo se baseia em tapioca, coca zero e brigadeiro, fui experimentar as famosíssimas tapiocas das meninas. MEO DELS, para o mundo porque é simplesmente a melhor tapioca de toda uma vida e olha que eu já comi Tapioca nordeste acima e nunca experimentei nada igual. Escolhi a segunda da lista (não me lembro o nome) que levava carne de sol, queijo coalho, manjericão, tomate, rúcula (pedi pra tirar já que tô na merda mesmo) e chutney de manga. 



Eu comi tão rápido que só deu para salvar esta foto. Dei até breve para minhas amigas da delícias do quadrado e fui sentar ao fundo da igrejinha para observar o anoitecer ao som do mar na falésia (achei chic escrever isso).



Caminhei um pouco no Quadrado para ver se dava tempo de voltar e comer uma Tapioca de Nutella, mas não deu certo. Resolvi procurar algum objeto que me lembrasse Trancoso para colocar no meu quarto, mas tudo era tão caro que desisti. Depois de muito andar, observar os nativos jogarem seu tradicional futebol no campinho à frente da igrejinha, passei outra vez na Gelateria do Beco para experimentar outra delícia diferente, sorvete de limão siciliano com capim santo, outro delicioso. Resolvi sentar numa calçada à frente da gelateria onde há algumas esteiras com almofadas para não me lambuzar outra vez e uma borboleta pousou em mim, dizem ser sorte, tomara que sim.




A dica do dia é a tapioca da "Delícias do Quadrado" que você não pode deixar de experimentar. Fica logo no início no Quadrado.

Se você não leu o meu Dia 1, clique aqui para ler e não deixe de acompanhar @acaixadeisadora no Instagram para você ver fotos da minha viagem e outras coisinhas.

Comentários

  1. Uma vez fui a Porto Seguro e dei uma passada rápida em Trancoso. Não lembro qual praia. Foi só uma. Achei lindooo, mto agradável. Vale a pena conhecer. Pena que não pude aproveitar mais...

    ResponderExcluir
  2. Vale muito à pena sim, Caneca.
    Obrigada pelo comentário.
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas