Comida que acalma - Risoto de alho poró com bacon

Bacon é vida!

Eu até diria que é carinho, amor, compreensão, ternura e muita, mas muita gostosura. Tudo que leva bacon tem um toque deliciosamente gorduroso, é verdade, mas quem resiste?

Hoje a receitinha não é do bem, mas "agarantio" o sabor, vamos a ela: Risoto de alho poró com bacon. Você deve estar pensando: este blog poderia se chamar "A manina e o risoto". É fato, sou tarada com risoto.



Ante de dar os ingredientes e preparo, eu quero pontuar uma coisa. O sabor do risoto dependerá muito do caldo que você for cozinhá-lo. Deixe  a preguiça de lado e faça seu próprio caldo, neste caso de legumes, que ensinarei à parte. Aí você dirá: mas Isadora tem caldo de legumes pronto, vou só dissolver um tabletinho daqueles em água e pronto. Você até pode fazer isso, mas e a alquimia da cozinha? fica onde? e seu toque especial? seu próprio tempero?

Ingredientes para duas pessoas
1 1/2 xícara de arroz arbóreo ou o normal
1 alho  poró pequeno
1/2 cebola
1 pacote de bacon em cubos (uso um da sadia que vem dois pacotinhos juntos)
200g de parmesão ralado
1 colhes de sopa de manteiga

Para o caldo:
1 cebola
A parte verde do alho poró
4 dentes de alho
Salsinha, cebolinha e sálvia
Azeite
Sal
Especiarias
Água

Preparo do caldo
Pique grosseiramente os ingredientes, menos as folhas. Refogue com um fio de azeite e sal à gosto e suas especiarias favoritas (páprica, cardamomo, anis, use sua imaginação) até que eles murchem. Refogá-los antes de colocar a água fará com eles soltem todo o sabor. Acrescente a água (aproximadamente 1l) faça um bouquet com a salsinha, cebolinha e sálvia e deixe ferver. Mantenha o caldo quente enquanto prepara o arroz.

Preparo do Risoto
Refogue a cebola e o bacon. Deixe-os dourar. Não coloque azeite pois o bacon soltará gordura suficiente. Acrescente o alho poró (não coloque tudo reserve um pouco mais para o final). Quando o alho poró começar a murchar, acrescente o arroz e refogue um pouco para que ele pegue o sabor do bacon e do alho poró. Vá acrescentando o caldo aos poucos até cobri o arroz e ao secar, vá repetindo o processo até que esteja cozido. O ponto do risoto é mais durinho do que o normal, mas deixe a seu gosto. Para finalizar, acrescente o queijo, a manteiga e pronto. Aí você me perguntará: cadê o vinho que  tem em todo risoto? pois é, não gosto daquele gosto do vinho que fica na comida, então não uso. Se gostar, é vinho branco e se coloca antes do caldo e você deixará evaporar bastante para iniciar o cozimento com o caldo.

Experimentem e me digam depois.

Não deixe de acompanhar @acaixadeisadora no Instagram. Lá os posts são diários e você pode acompanhar minha saga #querosermagra.

Comentários

Postagens mais visitadas