Receita do bem: Bolo de cacau sem glúten com cobertura proteica

Olhei várias receitinhas de brigadeiro proteico, ou seja, brigadeiro de whey para mostrar para vocês.
Adaptei algumas receitas que vi de bolo de cacau sem glúten e resolvi transformar o brigadeiro proteico em cobertura. Não vou chamar de brigadeiro porque o gosto é muito diferente, mas sacia o desespero por doce.

Minha avaliação: A farinha de arroz (substituta da farinha de trigo) deixa a receita mais ressacada, similar ao amido de milho que deixa a massa quebradiça. Como fonte de gordura, utilizei o óleo vegetal, posso estar enganada, mas acredito que se houvesse a substituição da fonte de gordura pelo iogurte natural, o bolo ficaria mais macio e suculento. Farei a experiência e postarei mais pra frente.

Vamos à receita. Façam sua alterações e me contem.

Bolo de cacau sem glúten com cobertura proteica

 Ia colocar farelo de aveia, mas aí lembrei que tem glúten.
Por isso o pacote do farelo ao fundo da foto.


Massa:
2 ovos
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de cacau
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de óleo de canola (pode ser qualquer vegetal)
1 xícara de água quente
1 CS de fermento químico

Misture os ingredientes secos e depois acrescente os ovos e os líquidos. Mexa bem e vá dando o ponto da massa de bolo com a água. Pode bater tudo no liquidificador, se quiser, menos o fermento que deve ser acrescentado por último. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Depende do forno.

Cobertura proteica
1+1/2 scoop de whey chocolate
1 xícara de cacau em pó
1 xícara de açúcar mascavo
2 CS de pasta de amendoim integral
água quente para dar o ponto

Misture todos os ingredientes e vá acrescentando a água até dar ponto. Atenção, esta não é uma cobertura que vai ao fogo. Quando tiver bem liso, leve à geladeira até que o bolo esteja pronto. Cubra o bolo com a cobertura e pronto!

Dica: Coma gelado é mais gostoso.

Não deixe de acompanhar @acaixadeisadora no Instagram. Lá os posts são diários e você pode acompanhar minha saga #querosermagra.



Comentários

Postagens mais visitadas