A caixa de Isadora na revista Achiote


Gente, saiu a edição da revista Achiote com minha entrevista sobre moda e ambiente de trabalho.
A revista é uma publicação do curso de moda da Universidade Fumec aqui de Belo Horizonte.

Moda e imagem no ambiente profissional
Isadora Dantas
Publicitária, assessora de comunicação e autora do blog www.acaixadeisadora.com.
isadora.dantas85@gmail.com

   Qual sua opinião quanto a moda e a forma de se vestir para o trabalho?
Tendências de moda e moda empresarial são opostos. O guarda-roupa empresarial requer independentemente do estilo da empresa, certa neutralidade. Acompanhar as mudanças e tendências no mundo da moda não são proibidas no ambiente profissional, no entanto, a prudência e o olhar mais crítico ao se vestir para o trabalho são fatores fundamentais na construção da sua imagem profissional.

  Quais seriam os benefícios de apresentar uma imagem especifica no ambiente de trabalho?
Segundo a consultora de imagem Ilana Berenholc, a imagem nada mais é do que a forma como o outro lhe percebe. Sendo assim, a sua imagem está mais na percepção do outro no que em você propriamente dito. Três componentes são responsáveis pela formação da sua imagem: aparência, comunicação e comportamento.
Dos fatores responsáveis por esta formação, a comunicação não verbal representa 55% de impacto na sua imagem, isso porque a comunicação não verbal representa seu comportamento, sua aparência e sua linguagem corporal. Todos estes fatores são responsáveis pela construção da sua imagem, que será sua marca, e podem ser mudados, melhorados ou realinhados de acordo com o objetivo que o indivíduo deseja alcançar.

Em um ambiente empresarial o empregado deve ter em mente que naquele local ele representa um personagem e assim, seguir as regras impostas pelo estilo de sua empresa, mesmo que nela não haja um manual de conduta, o estilo da empresa estará implícito em seu segmento organizacional.

  Mas para as pessoas que se importam com moda e estilo pessoal, criar um personagem para o ambiente de trabalho não significaria abandonar convicções?

Vestir um personagem não significa abandonar seu estilo pessoal ou deixar de lado suas convicções, trata-se apenas da adequação de seu comportamento, de sua conduta e de seus gostos pessoais aos da empresa, que naquele momento você representa.
No ambiente empresarial, seja ele clássico ou moderno, os empregados devem ter em mente que o que deve ser apresentado e chamado à atenção é o seu trabalho e não o seu estilo pessoal.

  Qual seria o dress code para local de trabalho?

Opte por roupas discretas, sem ou de discretos decotes e deixe para dar seu toque pessoal ou usar as tendências da moda em seus acessórios e sapatos. Homens devem optar por relógios, canetas, padronagens modernas de gravatas e sapatos, além de usar de tecnologias para mostrarem-se contemporâneos, uma vez que os homens têm um leque menor de opções em acessórios do que as mulheres.

Clique aqui para acessar todas as editorias da revista.

Comentários

Postagens mais visitadas